Re: Configuração do Kernel

wesley wrote:
Olá Lista,

Estou querendo otimizar meu kernel para que ele fique o mais rápido possível. Estive procurando no Google, e encontrei alguma coisa, mas não sobre como deixar o kernel do GNU/Linux mais rápido.

Não sei se é bem isso... por exemplo: tenho um atlhon XP 1.8 com 512MB de RAM DDR PC2100, usando um chipset sis735, com HD habilitado o UltraDMA. E não sinto que minha máquina respondendo a contento. Não por causa do hardware, mas me disseram que o GNU/Linux é mais rápido que o Windows, quero ver isso na prática.

A minha máquina usa o OpenOffice tanto do GNU/Linux quanto no Windows e o OpenOffice é mais rápido no Windows que no Linux, e também quanto a compilação de programas. O Windows está sendo mais rápido que o Debian GNU/Linux em muitas das minhas atividades cotidianas.

Acho que deve ser o kernel... como torná-lo mais rápido? como habilitar a preemptividade no kernel 2.6? Acho que isso deve tornar o GNU/Linux mais rápido. Caso exista um guia de administração em português e alguem quiser me passar o link, ficarei muito grato.

Obrigado.

Olá Wesley,

Uns tempos atraz, tive problemas de desempenho com o meu Debian GNU/Linux também, e descobri que era por causa de "bugs" nos pacotes que eu havia instalado no sistema. Eu havia instalado o Woody mas depois coloquei uma série de backports no sistema. (Ex.: KDE3.0; Gnome 2.4; Mozilla 1.4, etc) Os pacotes do backport não estavam totalmente optimizados para rodarem em configurações mais genéricas.

Depois que eu formatei a máquina instalei o Woody puro e comecei a utilizar o reiserfs, como sistema de arquivos, meu sistema se tornou infinitamente mais rápido que o windows em minha máquina.

Vale lembrar que se você não estiver utilizando uma versão que não é a Woody não há garantias que ela vá funcionar de forma correta e eficiente em sua máquina. Na maioria dos casos o Testing e Unstable são tão rápidos quanto o Stable mas vale lembrar que eles ainda não foram totalmente testados e aprovados pela equipe do Debian.

Eu atualmente faço o seguinte: Utilizo o maior número possível de pacotes do Woody no meu sistema e só no caso de querer instalar um Software que não tenha na versão Stable que eu recorro a algum backport ou pacote das versões Testing ou Unstable.

Espero ter ajudado.
--
Rodolfo Alves Barbosa
rab1@uol.com.br ICQ: 30126428