Re: Debian Site Bradesco

On Sun, 10 Oct 2004 13:51:30 -0200
"Gustavo Pardellas Feijó" <feijo@gustavofeijo.com> wrote:

> Já conversei com o pessoal do suporte e o que eles me responderam me
> parece bem sensato.

Peço desculpas por entrar tarde no debate, e sem saber quem perguntou
e quem respondeu, mas talvez posso contribuir alguma coisa.

> Utilizam o java por motivos de segurança, teclado virtual e coisa e
> tal. O suporte é dado pelo plugin do java, que em instalações
> windows já vem no I.E.

As coisas de informática do Bradesco são feitos por Scopus S.A., uma
empresa livre de tecnologia (além de cobol). Os teclados virtuais só
servem para incomodar o usuário e decrementam a segurança, pois fazem
visível a senha por qualquer um que estiver ao lado. Embora o teclado
gráfico combata os spyware que registra as teclas digitadas, não é
mais que uma luta quixotesca, pois quem usa Windows é tem spyware,
também vai revelar a senha para os phishers abrindo uma página desde o
outlook. Em qual quer caso, exigir duas senhas é tão bobo como usar
dois firewalls em seqüência: se é possível quebrar o primeiro, será só
questão de tempo para quebrar o segundo e tercero. Por isso, em lugar
de usar o mesmo sistema duas vezes seria melhor fazer o primeiro
funcionar com segurança. Mas isso já seria tecnologia demais para a
Scopus.

> De minha parte acredito que o problema não seja nem do Linux, nem do
> Bradesco, mas sim do pessoal do Mozilla que não coloca o plugin nas
> instalções do navegador.

O site do Bradesco pode ser utilizado em Linux sim, tanto em debian
stable como unstable. Um lugar público em São Paulo, onde funciona,
são as lojas da Kiosknet, um tipo cybercafe que usa debian. O problema
é mais uma vez com o java que existe em tantas versões. Sei que
funciona em sid usando a entrada sources.list

	deb http://jopa.studentenweb.org/debian ./

Em stable funcionava antes com

	deb http://ftp.tux.org/pub/java/debian woody non-free

mas não tenho certeza, pois esta já tem bastante tempo. Acho lembrar
que precisava ser a versão 1.3, e que deve ter sido compilado com a
mesma versão da libc que você está usando.

> Particularmente não tive grandes dificuldades para instalar o
> plugin. Baixei do site da sun, descomprimi no diretório /usr/lib/ e
> compilei, depois foi só criar o link e pronto.

Se funcionou para você, é porque você estava com sorte e que a sua
libc é compatível com aquela que a sun usou para compilar. O dia que a
sua debian atualiza a libc, ou o dia que eles peguem a glibc mais nova
e a debian demora em fazer pacotes porque aguarda até se estabilizar a
versão, este dia o seu java vai quebrar de novo.

O problema é o terrorismo das grandes empresas obrigando a usar
software não livre. A Sun está demonstrando que tem a ambição de não
ser menos que a Microsoft quando trata-se de coacionar os usuários. E
as empresas, com chefes de informática que subiram aos postos altos
pelo vazio nas cabeças, as seguem como boas ovelhas. Java é tão ruim
como o Internet Explorer e deveria ser evitado sempre quando os
grandes nos deixem.

HTH

Christoph