desempenho do kernel, latencia e preemptividade e video AGP

Colegas;

Estou configurando uma máquina com debian-br-cdd (sarge), e estou com um
problema relacionado ao desempenho multimidia. A máquina é:
Pentium III 500mhz
256MB RAM
40GB HD
Video ATI Rage 128
Som Creative Live 5.1

Instalei o sistema e baixei os sources do kernel 2.6.8 e compilei com
suporte a preemptividade. Porem, ao ouvir uma musica com o XMMS e
navegar na internet ao mesmo tempo, quando aciono a barra de rolagem do
mozilla para circular na página web o XMMS começa a ratear, picotando a
música a cada quadro rolado na tela. Ao ver vídeos AVI com o totem, xine
e mplayer (não tentei outros) o filme fica rateando tambem, pulando de
quadro em quadro parecendo aqueles desenhos dos herois marvel dos anos
70 na TV Tupi!!!

Procurando no google, achei uma mensagem de um colega de lista [1]
que dava uma dica sobre uma coleção de patches para o kernel 2.4.27 que
trazia bastante melhorias nesta versão, aproximando-a da família 2.6.

Fui lá então e peguei os fontes do 2.4.27 e apliquei os patches,
compilei com as opções de lowlatency e preemptividade, mas não adiantou.
O som e vídeo não rolaram direito.

O que fazer? Infelizmente nao tenho os .config aqui para mostrar as
opções que habilitei nos dois kernels, mas configurei o 2.6 com alsa e o
2.4 com OSS, e o vídeo eu configurei como VESA.

[1]http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2004/09/msg00237.html

[]'s
--
  .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org>