Configuração mais amigável.

Colegas

Sou novato com Debian/Lunux. Uma dificuldade que tenho passado é a configuração do sistema.

Por exemplo, esses dias eu resolvi trocar o mouse e tive um monte de problemas. Agora troquei de monitor, estou com problemas novamente.

Pergunto, não há uma forma prática e amigável de configurar o sistema quando eu faço essas mudanças nas características de meu hardware?

Algumas pessoas (usuários finais) tem resistência em utilizar o Debian pelo fato dele não ser muito amigável para usuário com pouco conhecimento de computação. Gostaria de convencê-las que isso não é verdade, mas ainda não encontrei uma solução. Vocês podem me ajudar?

Obrigado pela ajuda.

Ademir