Problemas com o CDD

Pessoal,
iniciei meu micro pelo cd sarge-i386-netinst, selecionei idioma e layout do teclado, ele fez a detecção de hardware e começaram os meus problemas.
Inicialmente ele não reconheceu a rede DHCP.
Minha rede esta assim:
Acesso a ADSL da brasiltelecom através de um modem d-link 500g que esta conectado em um hub e que eu configurei para ser roteador e servidor DHCP. Minha máquina esta nesse hub e tenho outra com w98 q tb esta nele. A faixa de ip é alta (o IP do modem é 10.1.1.1), mas não pretendo mudar por eqto.
Agora nesse exato momento estou instalando o gentoo, mas to louco pra cancelar, pois meu objetivo é usar o debian, só coloquei o gentoo pq ele eu consegui fazer acessar a net fazendo simplesmente:
modprobe sis900
dhcpcd eth0
e pronto.
Dai me disseram para dar um ctrl + alt + f2 e digitar apt-get install dist upgrade apenas para ver se o apt-get reconhecia a net, fiz isso porém não reconheceu o comando apt-get.
Dei um ifconfig na minha eth0 e aparentemente tudo ok.
REsolvi deixar para configurar a rede depois e segui adiante. Outro trauma. O sistema de particionamente é confuso... adoraria dar um fdisk, mke2fs, mke2fs -j, mkswap, swapon, muito mais simples, até mesmo pq quero criar uma partição separada para o boot.
Algué poderia me ajudar a resolver isso ?
Muito obrigado.