Re: Evitar de montar e desmontar CDs

Douglas A. Augusto wrote:
No dia 10/08/2004 às 08:46,
Alessandro <amcorreia@viaconnect.com.br> escreveu:

Tem o autofs, q eh muito bom... se nao me engano tem um tutorial no
VivaoLinux.

Para complicar  ainda tem o  'supermount', mas  este precisa ser  ativado na
compilação  do  quérnel. Não  sei  se  faz parte  da  árvore  oficial  ou  é
disponibilizado via remendos. De qualquer forma, seria interessante saber as
vantagens/desvantagens de cada solução.

Este recurso e extremamente nao-recomendavel. Tanto o supermount quanto o autofs ficam monitorando os drivers para ver se tem algo la dentro, o que causa lentidao na maquina e desgaste dos leitores, pois toda vez que o gerenciador de arquivos e aberto ele obriga a leitura para exibir o conteudo.

Alem disso, quem tem gravador de cd ou alguma midia removivel, como cartoes de memoria ou "pendrive", ou ate mesmo uma camera digital, perde dados, pois o sincronismo nao e realtime, tempo, pois estas tralhas vasculham TODOS os sistemas de arquivos suportados antes de montar, e dinheiro, pois os cds virgens queimam ao tentar ser montados, com estes remendos, ja que eles tentam montar a midia assim que sao detectados.

Este recurso e perfeitamente substituido por um applet na barra de tarefas do gnome (botao direito no painel, adicionar ao painel, utilitarios, montagem de dispositivos) ou na desktop do kde (botai direito na tela, adicionar dispositivos), ou por um dockapp do wmaker (apt-get install mountapp), ou por um script shell que monta/desmonta iconizado no desktop do usuario que prefere outros ambientes. Basta condicionar o usuario a clicar no icone logo apos inserir a midia, e clicar de novo antes de retira-la.

Minha sobrinha de 7 anos usa assim e nunca deixou de brincar com o CD da Barbie por causa disso.

[]'s
--
 .''`.  Márcio de Araújo Benedito <china@minaslivre.org>
:  :' : Promoção e Defesa do Software Livre <http://www.minaslivre.org>