Re: [OFF] firebird - internal gds software consistenc

 --- Eduardo Crestani <eduardocrestani@uol.com.br> escreveu:
> Amigos,
>
> Estou tendo um problema sério de banco de dados truncado, talvez alguem que
> tenha o firebird SS 1.0.2.908-2 saiba pq esse tipo de problema ocorre. Eu
> desconfio que possa ser algum problema do software que os usuários usam, mas
> não tenho certeza. O servidor nunca foi desligado inapropriadamente e o hd
> esta ok. O banco esta sendo usado há alguns anos, só agora que começou a
> ocorrer esse problema, e o software que os usuários usam de vez em quando tem
>
> algum tipo de atualização de versão (feito em delphi urrgghhh).

> [...]
Saudações,

  Bem, quanto ao segundo tipo de mensagem não me lembro direito então não vou
arriscar um chute, mas a primeira mensagem de erro quer dizer que existem um ou
mais registros dentro do banco de dados corrompidos.
  Para acabar com este xabu, você ou o DBA deve localizar o registro danificado
e apaga-lo. Este erro comigo ocorria quando eu utilizada a versão 1.2 do
firbird (linux) e o arquivo ficava acessível para estações win98,NT,
Win2K através de um compartilhamento do Samba.
  Parece que há uma opção estranha no samba (acho que oplocks ou similar) sobre
lock de arquivos que pode corromper arquivos, quando sobre grande demanda
então esta opção tem que ser alterada (agora não sei qual é, mas tem pelo
google). Outra forma que também resolveu meu problema foi atualizar meu
servidor Firebird para a versão SuperServer 1.5 e atualizar a dll nos clientes.
  Para saber se o problema é no servidor ou no cliente basta verificar onde os
registros danificados estão, se forem em tabelas utilizadas por usuários
normais
então o problema foi causado pelo cliente, mas se forem em tabelas do sistema
então o uso foi causado pelo servidor.

  Nota: Eu programo em Delphi/Object Pascal a mais de 4 anos e em Python, C++,
PowerBuilder, e o Delphi é muito bom para dar manutenção e desenvolver aplica
ções gigantescas e visuais. Dixando *muito* pouco a dever ao C++ (Na minha
opnião a linguagem mais poderosa da terra ! :) Os únicos que podem falar mal do
Delphi são aqueles que programam em SmallTalk ou Assembler !! :)

  Espero que ajude, boa sorte.

=====
--

[]s