Re: d-i: novo instalador do Debian

On Wed, Aug 04, 2004 at 02:48:13AM -0300, Fabrício Barros Cabral wrote:
> Olá lista!

Olá,

> Há algum tempo atrás, enviaram (acho que foi o André)
> uma mensagem aqui para a lista falando sobre o novo
> instalador do Debian (d-i) e nos convocando a testar
> o novo instalador do Debian. Bom, eu tomei coragem e
> resolvi testá-lo. As minhas impressões foram:

Sim, fui eu mesmo.

> 1. A parte de particionamento do instalador poderia ser
>    melhorada um pouco mais. A parte de particionamento/
>    criação de LVMs além de um tanto confusa;

Sim. É um pouco confusa mesmo. Existem idéias de melhorar a usabilidade
do partman, o componente que é responsável pelo particionamento, mas é
algo bastante complicado devido aos componentes do instalador estarem
limitados a utilizarem somentes objetos de interface ("widgets")
fornecidos pelo frontend "newt" do debconf.

Seria necessário estender o debconf para suportar mais componentes. Como
disse, existem muitas idéias sobre isso, mas, infelizmente, nada que
possa ser implementado a curto prazo ainda para o Sarge, que está
entrando em "freeze" em estágio de preparação para o lançamento do
Sarge.

> 2. Uma coisa interessante que eu notei, é que se criarmos
>    uma partição para o / e para o /boot no LVM o instalador
>    diz que não suporta / e /boot no LVM, o que é um tanto
>    falso: se eu colocar /boot em uma partição normal, posso
>    colocar / em LVM, desde de que no /boot além do kernel
>    eu tenha também o initrd.img, que carregue os módulos
>    (inclusive o LVM) antes de montar o /. Seria isso um
>    bug? Já foi reportado? André?? :);

Sim, conhecido. Eu ainda tenho esperança que essa limitação seja
removida antes do lançamento da versão final a ser usada no Sarge.
Observei alguns dias atrás que diversos bugs que impediam que isso
funcionasse foram corrigidos. Não sei se todos, mas muitos.

Na verdade, essa é a "feature" que eu mais sinto falta atualmente. Com
isso, o d-i para mim estaria perfeito.

> 3. Notei que existem algumas limitações quanto ao XFS...

Sim, XFS no / não é possível. Na verdade, se fizer um /boot separado,
até dá. Pelo menos é o que uma pessoa com a qual conversei ontem me diz,
depois de ter testado isso. **Acho** (veja bem, acho) que trata-se de um
problema com o GRUB **do Debian** ao ler o kernel de uma partição que
esteja usando o XFS como sistema de arquivos.

> Fora estas resalvas, o novo instalador está *MUITO BOM*
> mesmo! O pessoal do Debian está realmente de parabéns.
> Ele detectou todo o meu hardware de primeira e corretamente.

Essa é a idéia. Pessoalmente, acho que o novo instalador vai ajudar o
Debian a se popularizar bastante. E existem conversas da equipe de
desenvolvimento dele sobre continuar atualizando-o mesmo após o
lançamento do Sarge, para inclusão de possíveis novas versões de kernel
e consequente suporte a hardware novos.

Com isso, poderíamos ter uma revisão nova do instalador no Sarge r1, r2,
r3, etc :-)

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||