Novato com o Debian

Pessoal,

Conheço alguma coisa já de Linux mas nunca mexi com o Debian pela sua fama de ter grandes dificuldades para pode configura-lo.

Eu Instalei a versão 3.02 no notebook mas não consigo configurar a interface grafica
quando eu reinicio o note ele abre uma especie de wizard de configuração dos perifericos e dos adaptadores de video. resumindo com ele nós podemos configurar tudo que o servidor X11 necessita.

O meu primeiro obstatuco. Não consigo configurar o mouse, como que eu faço para configurar o touchpad do notebook?

Um abraço
Bruno