Re: Acudo- help

Em Sáb 24 Jul 2004 16:00, Arturo Fatturi escreveu:
> Caros amigos.
>
> Gostaria de obter alguma ajuda para o seguinte caso de minha máquina:
> 1. Esta em "dual boot" Win98/Linux mandrake
> 2. O LiLo está perfeito, quando inicializo a máquina tenho a opção dos dois
> sistemas.
> 3. O Win98 funciona (mas eu não quero mais usar esta coisa).

Que ótimo!
> 4. O LinuxMandrake não funciona; recebo a mensagem de KernellPanic unable
> to mout root in hda5.Já pesquisei no Google mas não entendo o que os caras
> estão sugerindo

OK!
VAmos resolver isso.

> 5. Devido ao meu desconhecimento não sei como arrumar (e já não não
> quero,não gostei da estratégia de Marketing agressivo dos caras da
> Mandrake). 6. Adquiri da LinuxMall.com.br o conjunto de 3 cds da Debian e
> pretendo instalá-lo no HD (apenas o DEBIAN)
> Gostaria da seguinte ajuda:
> Como faço para formatar o HD, retirar o Win98 e o Linux, tendo em vista que
> o Linux não funciona?
> Existe algum soft que elimine ambos doHD?

Use um disco de boot do Windows -qualquer um.

No DOS use o comando :
fdisk /nbr
Isso elimina o Linux.
Para eliminar o Windows, formate o HD
format c:
> A mensagem que recebo do Linux significa que o Hardware (Maxtor 20 gb) está
> estragado?

Claro que não.
Ele apenas não conseguiu carregar o kernel.
Cocê tem pouca RAM.
Mas existem Linux que rodam até com 16MB de RAM.
Sua máquina é ótima.
Eu passei 6 anos com um P200 MMX , 32 e depois 64 de RAM e com vários distros
instalados!

> Agradeço a atenção.
>
> OBS: especificações da máquina
> Amd K6-2 450
> 64 ram
> HD Maxtor 20 Gb

Ótimo!
> Placa Asus ps5
> Monitor Daewoo
> Modem Agere/akai (Lucent) 56K, V.90  já sei que aqui tenho problemas
> Cdrom 36X Creative

O que fazer.

Use o Kurumin 3.0 (Kurumin é Knoppix e Knoppix é Debian)
O Kurumin tem um instalador maravilhoso!
Ele roda TUDO em quase qualquer máquina.
Até seu modem deve rolar.

Para tal, rode o Kurumin do CD e instale no HD.

O krumin tem um particionador (allas, mais de um).

Crie uma partição primária e uma estendida - lógica.

A partição estendida permite que voc crie muitas partiçes lógicas, driblando
limite de 4 do DOS.

Crie a preimária maisquatro partições lógicas.
Numa vai ficar o diretóio raiz /
Noutra o /home
e sugiro mais outra para o /usr - abreviação de unix resources
Outra para o swap, obrigatório em seu caso!

? é a maior, deixe para criá-la no final para usar o resto do espaço do HD.

swap deve ter o dobro de sua RAM, ou pouco mais,
Sugiro 128 MB em seu caso.

/home deve ter 40& do espaço restante e o resto fica para o /

Quaisquer dúvidas, vá me perguntando.
Sem problemas!

O instalador do Kurumin á auto explicativo

--
[]´s
Renato Alvim - GNU/Linux user - Todas as distros possíveis