Duvidas, Muitas duvidas

Caros colegas;

Estou com um monte de duvidas. Todas elas eu fuçei bastante no google.
1a Como eu consigo reproduzir multiplos streams de audio.(Ta escutando uma musica e escutar o amsn avisando que chegou alguem). ouvi dizer que o esound faz isso, mas nao consigo configurar de jeito nenhum(nenhum som sai, somente quando eu mato a daemon). Alguem me da alguma luz sobre esound.

2aSobre a configuraçao da linguagem. Onde eu devo configurar o LC_ALL, LANG essas variaveis. Quando eu simples mente as defino e as exporto no /etc/enviroment o gnome aparece em ingles e o Open Office fica impossivel de acentuar. Onde o $dpkg-reconfigure locales atua? onde ele define oque? talvez assim eu veja onde colocar as variaves.

3a Por ultimo, alguns aplicativos de tela cheia quando funcinando, "cegam" os eventos do teclado para o xscreensaver fazendo com que ele inicie o descanço de tela mesmo eu usando o teclado. O que define isso como eu posso configurar isso.

Essas duvidas ja me deram bastante trabalho e meu email cadastrado na lista estava com problema e so agora estou conseguindo acessar.
Realmente aqui e minha ultima esperança

Obrigado desde ja

Edmilson Moreira