Re: Duvidas formatacao/instalacao/bootmanager

Em Fri, May 28, 2004 at 01:10:54PM -0300, Ângelo M. Rigo escreveu:
> Olá
>
> Preciso instalar windows 2003 e debian em um mesmo hd
>
> Gostaria de perguntar qul o melhor metodo para realizar este tipo de instalação?
>
> Qual instalo primeiro ? windows 2003 ou debian
>
> Instalo em todo o o hd o primeiro so? depois reparticiono?
> por qual metodo ?
>
> Como faço para o ger. de boot permitir boot pelos dois sistemas operacionais?

Eu costumo, antes de mais nada, particionar o HD. Instalo primeiro o lixo,
digo, windows, em uma das partições, e só então os sistemas operacionais,
como Linux e FreeBSD, nas partições restantes. Esse particionamento você
pode fazer usando um disquete com DOS e FDISK.EXE, um linux-em-um-disquete
como o tomsrtbt (http://www.toms.net/rb) ou um live-cd linux (Knoppix,
Kurumin, Demo-Linux, Mandrake Live...). A partir do seu Linux você
configurará o gerenciador de boot, que permitirá iniciar o Linux, o windows
ou outro S.O. Exemplo de configuração do GRUB:

title Linux
kernel (hd0,1)/vmlinuz root=/dev/hda2

title Windows
root (hd0,0)
makeactive
chainloader +1

Neste exemplo, você tem um Windows instalado na primeira partição do
primeiro HD (hd0,0) e um Linux na segunda partição do primeiro HD (hd0,1).
Consulte a documentação do LILO (o carregador de boot padrão do Debian)
sobre como se fazer isso (isto é, chainload).

Mas por que raios particionar o disco antes, e instalar o windows antes dos
sistemas operacionais? Simples: você particiona o disco antes para não
precisar lidar com redimensionamento de partições FAT ou NTFS, isso pode ser
complicado e/ou arriscado. Você instala o windows antes porque ele
sobrescreve o setor de boot do HD (que teria sido configurado pelo LILO ou
pelo GRUB) sem perguntar nada, e você fica impossibilitado de carregar os
sistemas operacionais.

> Algum how-to sobre isto?

info grub
man lilo.conf

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos aí.
--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org