(informativo)(leia!:-) placas de somAC97 (claro que no linux:-)

Oi Povo! :-) tudo em ordem? eu SEMPRE vejo o povo perguntando como
instalar uma placa de som AC97 e que NUNCA  encontra o modulo dessa
"bendita placa de som AC97" .... a resposta e'que ele *nao* vai encontrar mesmo porque "AC97" e' (como direi...:-) ) UM PADRAO para a placa de som e modem(?) e *NAO E'* o chip da placa. vc pode ver que estou certo verificando sites da internet como Asus, Soyousa, Analogue Devices e (perdoem-me...:-P ) a Propria Microsoft (que inclusive desde ha' um tempao tem apoiado o desenvolvimento do padrao...alguns devem lembrar do padrao "AC95" depois veio o padrao "AC96" ... se continuar existindo o padrao, ainda veremos alguem (muita gente na verdade ;-) ) perguntando sobre qual e' o modulo da placa "AC2003". Mas Dani!!!! eu VI!!!!! ta escrito no lspci (ou no cat /proc/pci) !!!!!.... bem entao veja no site do fabricante da sua placa mae(som onboard) e tambem depois no site do fabricante do chip, as especificacoes da placa mae e da uma olhada nos drivers (isso mesmo...:-) ) windows que eles tem para download para aquela familia de placas maes e o que esta escrito a respeito do driver de som.....Quer um exemplo? faca isso e vera'!:-) eu faco e da' certo! e vc vera' que existem algumas CENTENAS de chips de som diferentes, de umas varias duzias de fabricantes diferentes que SAO COMPATIVEIS com a sinalizacao eletrica e de protocolo AC97, POREM *NAO* sao placa de som AC97; eles sao Analogue DEvices XXXX, VIA XXXXX, SEI_LA_OQUE YYYYYYY etc :-)

 Espero ter ajudado :-)