Re: Apt-get (synaptic)

Em  Mon, 03 May 2004 04:47:44 -0300
Rafael Ferreira <othello51@uol.com.br> escreveu:

> Olá galera....
>
> Sou um pseudo usuário de linux, e estou tendo uma certa dúvida sobre o
> synaptic (apt), ele está atualizando meu kernel, mas estou tendo
> problemas toda vez que ele faz isso, meu som vai para o saco (ac97),
> segundo um camarada meu, o synaptic não deveria atualizar o kernel como
> default, então fui dar uma olhada nas configuracões do Synaptic e a
> única coisa q eu achei do tipo, foram 3 sistemas de download:
> -Smart
> -Ask
> -Esqueci o outro =PP

Oi Rafael

Não costumo usar o synaptic. Uma maneira de instalar outro kernel, é, como
root:

apt-cache search kernel-image

Vai aparecer uma lista, escolha o kernel que vc quer.

Depois de escolhido, mande instalar o kernel.

# apt-get install kernel-image-2.x.x

Siga as opções que aparecem, ou negue tudo e coloque no lilo a nova entrada
na mão mesmo. É isso que eu faço sempre.

Apenas um cuidado: se o kernel tiver um initrd vc precisa coloca-lo na
entrada do lilo também. E como vc sabe disso? Basta olhar em /boot depois
de instalar o kernel.

por exemplo, no lilo.conf:

image=/boot/vmlinuz-2.x.x.
	root=/dev/hdax
	initrd=/boot/initrd.img <<=== não esqueça disso
	read-only

Espero ter ajudado

Um abraço

Leandro