Testar servidor de e-mail e redirecionamento

Shallon Galera,
Tenho quatro perguntas

Primeira: Como verifico se meu servidor de e-mail
está ou não aberto para envio de spam ?

Segunda: Se estiver aberto como fecho
uso o qmail.

Terceira: Tenho um servidor com linux onde chega
meu link com a internet que é compartilhado via
iptables, e tem o apache rodando,e tenho um server
w2k onde estão alguns aplicativos que precisam ser
acessados pela internet.

Tipo o sujeito da contabilidade que acessar o programa
que ele usa no serviço, só que está em casa ai ele vai no
site e acessa o programa....sacaram ?

O problema é que este programa está hospedado
no w2k por ser ASP.

Quarta: tem como eu redirecionar o ftp também ?
Ex. o programa acima sitado precisa ser atualizado, mas
como acesso ele se ele tem um ip inválido, preciso
que quando o kra digitar ftp.meudom.com.br seja
direcionado para o ftp de 192.168.5.5

Grato pela ajuda Galera.
Pigmeu