Re: Ruwindow$ X Linux 1

Em Mon, Feb 09, 2004 at 05:11:25PM -0300, Douglas escreveu:

> E ae galera.....olha o que o medo pode fazer.....
> A equipe de marketing do sr. Bill Gates já está lançando mão de
> artimanhas para comparar o se Ruwindow$ com o Linux.....na contra capa
> da revista PC Master de fevereiro há uma propagando dizendo que segundo
> a empresa 7-eleven a redução de TCO - custo total de propriedade - foi
> maior com o Ruwindow$ chegando a 20% de economia... sacanagem?...dá uma
> olhada no site  http://www.microsoft.com/brasil/getthefacts/default.asp ....
> Até quando será que a Micro$oft aguentará dizendo por aí que seu
> [...]

Saúde, Douglas.

Se verificarmos a origem desse estudo da 7-Eleven, veremos que ele foi
patrocinado por, adivinhe quem? MICROS~1... E todos esses estudos que
apontam o Linux como tendo TCO maior que o da MICROS~1 são patrocinados pela
empresa; eles não agüentam uma comparação isenta. A MICROS~1 continua a
insistir que o custo maior de um sistema não é o preço da licença, o que é
verdade, mas o treinamento de pessoal, o que é uma grande mentira. Pessoal
você treina apenas uma vez, e à medida que o Linux vai ganhando popularidade
(lenta mas inexoravelmente), esse custo de treinamento vai se tornando cada
vez menos importante. Além disso, normalmente quem trabalha com Linux é
extremamente motivado e, por conseqüência, muito produtivo; outro componente
importante do TCO, que a MICROS~1 insiste em varrer cuidadosamente para
debaixo do tapete, é o tempo perdido em reinicializações, travamentos,
vírus, crackers... em suma, disponibilidade do sistema. Se sua empresa tem
um site que de vez em quando não está disponível, de vez em quando vão
aparecer clientes potencias que vão acessar o site da empresa concorrente
Com o tempo as pessoas vão conhecendo os sistemas operacionais e as
ferramentas livres, começam a perceber que não são "brinquedo de hacker"
(quer dizer, não apenas isso), são ferramentas sérias, robustas, estáveis e
testadas dentro de uma filosofia que já tem mais de 30 anos. A sorte da
MICROS~1 está selada.

--
Quidquid latine dictum sit altum viditur