identificação de origem de problemas: congelamento, crash konqueror, kmail

Olá!

Estou usando sarge (instalada como upgrade de uma woody, o que estou vendo que
faz algumas diferenças), e venho tendo alguns problemas já há algum tempo que
não consigo identificar. Gostaria de ter algumas dicas de por onde olhar.

São basicamente três os problemas:

1) congelamentos eventuais do X (uma ou duas vezes por semana). O teclado não
responde mais, o mouse anda mas o clique não tem nenhum efeito. A única forma
de sair da situação é entrar via ssh e matar o X, que ocupa 99% da CPU. Tenho
a impressão de que há alguma relação com o problema do konqueror, mas não
tenho certeza.

2) crash do konqueror. Na verdade, são dois problemas diferentes. Tenho
crashes constantes do nspluginviewer (várias vezes por dia), mas que não têm
maiores conseqüências. Por outro lado, de vez em quando o konqueror fecha sem
nenhum aviso (normalmente uma vez por dia, mas tive alguns dias de não
conseguir usar o konqueror). Hoje, por exemplo, ele não abria de jeito
nenhum, e ao abri-lo por um shell, ele funcionou.

3) crash do kmail. Muito parecido com o do konqueror, só que muito mais raro.
Na semana passada, fiquei uma manhã sem conseguir abri-lo. Isso me levou a
pensar que podia ser algum erro numa biblioteca do kde, mas é um chute
completo.

O fato é que não consegui encontrar nenhuma anomalia em meus logs nos horários
em que os problemas aconteceram, não sei porque o X de repente consome toda a
minha cpu, e estou simplesmente convivendo com os problemas. Gostaria de ter
pistas, por onde resolver os problemas.

valeu!

tiago.