Re: Funcionamento do initrd (Era: kernel panic)

 --- Leandro Santoro <lsantoro@correios.com.br>
escreveu:
> Olá Amigos,
>

> Passei por alguns problemas com o kernel 2.6, por
> não criar o initrd. Por que em alguns tutoriais eles
> não são criados e o kernel funciona tudo ok?

  Dependendo do sistema será necessário utilizar um
initrd (initial ramdisk). Há certos casos em que é
necessário utilizar o ramdisk...

> Ou seja, para que serve o initrd e quando ele é
usado?

  Ele serve basicamente para prover recursos para que
seja possível efetuar o boot efetivo da máquina. Um
exemplo claro disso serial algo como o seguinte:

- Vc possuí um kernel sem suporte buit in do sistema
de arquivos ReiserFs, no entanto seu sistema de
arquivos da partição raiz é ReiserFs. Como vc
carregaria o modulo do sistema de arquivos?? R: Não
tem como....
Para isso vc cria um initrd que possuí esse módulo, e
carrega esse módulo no boot, possibilitando então a
montagem da partição raiz.

> Tava pra perguntar isso há umas duas semanas. Mas
> aproveitei a deixa :)

Valeuwz

Yuri Robinson