Compilar SAMBA

Ola Lista,

Estou com dificuldade para compilar o samba, numca
compilei nenhum programa, sempre usei o apt-get, mais
gostaria de aprender a compilar. A duvida é a
seguinte:

Baixei o fonte.Descompactei. Quando eu executo o
./configure, ele encontra os compiladores, mas no
final me retorna o seguinte:

[root@rust source]# ./configure
SAMBA VERSION: 3.0.10
checking for gcc... gcc
checking for C compiler default output file name...
configure: error: C compiler cannot create executables
See `config.log' for more details.

Andei dando uma pesquisada e li um artigo que dizia
que   o Linux geralmente não cria a saida do programa,
que é o executavel, para que isso aconteça e é
nescessário acressentar um caminho a variável $PATH.
Mas onde esta a variáel $PATH? e que caminho eu devo
acressentar a ela??

Se alguem poder me indicar alguma documentação sobre o
assunto eu agradeço, pq a documentação de istalação
que acompanha o pacote do SAMBA não é muito completa.

Obigado, bom dia a todos.

http://br.download.yahoo.com/messenger/