Alsa no Gnome

Oi,
   eu tenho o Gnome 2.8 com Kernel 2.6.9 instalados e estou tentando
colocar o Alsa para funcionar. Para isso eu usei o comando # alsaconf,
e após ir seguindo o processo de configuração o som funcionou
normalmente. O problema é que toda vez que o computador é reiniciado
eu tenho que utilizar o alsaconf novamente.
Por isso, eu queria saber o que o alsaconf realmente faz, de modo eu
fazer estas alterações  permanentes, para que toda vez que o
computador for reiniciado o som funcione normalmente?

Eu dei uma olhada nos módulos que o alsaconf carrega, e os carreguei
manualmente.
snd_cmipci
snd_opl3_lib
snd_hwdep
gameport
snd_mpu401_uart
snd_rawmidi

Porém o som não funcionou fazendo só isso. Alguém sabe o que devo fazer?

Obrigado!!

Max Velasques