Re: Problema com pwd e bash_completion

Leandro Ferreira wrote:

Pessoal

Gostaria de usar o recurso de auto-completar com dpkg, apt, etc. Estou usando Sarge.

Bom, peguei o meu /etc/bash.bashrc e descomentei o if/fi que carrega o /etc/bash_completion.

Depois disso, sempre que dou pwd vejo isso:

20:23|dragao:~:$ pwd /home/leandro
bash: pwd: write error: Sucesso <<<===================================
20:25|dragao:~:$
* O destaque (<<<======) é meu *

O auto-completar funciona sem problemas, mas algo está mal, visto que aparece essa mensagem de erro do pwd.

Já testei também carregando o /etc/bash_completion diretamente usando source, dá o mesmo erro. O estranho é que em outra máquina com Sarge não acontece isso. E os arquivos /etc/bash_completion estão diferentes entre as duas.

É, realmente está muito estranho, nunca vi um problema assim.

Então, me pergunto:

1) Será que deixei de atualizar algum erro nessa máquina que dá problema?

Hum, podem ser varias coisas: algum shutdown unclean (parou a forca, etc) corrompeu o sistema de arquivos; ou alguma atualização incompleta (pau no apt/dpkg), ou algum programa que vc instalou que pode ter mexido nesse arquivo.

2) Sendo as duas máquinas Sarge os /etc/bash_completion das duas não deveriam estar iguais? Um dos arquivos tem 141 KB e o outro (o problemático) tem 147 KB.

Se ambas estão com atualizações em dia (mesmo repositório, etc), deveria sim.

Alguém tem alguma dica, ou já passou por isso?

Como sugestão, verifica ai, pois estou sem nenhuma maquina sarge por perto:
no diretorio /var/lib/dpkg/info/ fica uma série de arquivos para cada pacote instalado (.preinst .posinst etc) e em geral tem um .md5 que vc poderia usar pra conferir. No caso, o /etc/bash_completation pertence ao pacote bash, soh que no woody não achei nenhum bash.md5 ... :-(

em ultimo caso, apaga o bash.xxxx.deb do /var/cache/apt/archive/* e manda um 'apt-get -u install --reinstall bash'

PS: A máquina não foi invadida, com certeza.

Certeza mesmo? ;-)

--
Marcos Lazarini