programação shell script

Olá pessoal,
     Antes de mais nada, feliz natal para todos. Gostaria de saber onde
encontro material para programação Shell script. Bom na realidade
temos  um laboratório com debian-sarge com 8 máquinas IBMs antigas de
disco rígido de 2.9 Gz e 128 de memória ram, que é atualmente usado
para ensino de Física computacional que  contém também o windows NT,
ou seja, metade linux e metade Windows. No momento estou orientando
dois alunos de iniciação científica que usavam um grande laboratório,
mas por causa de brigas internas , que não posso relatar aqui eu meus
alunos não tem mais acessos a este laboratório e eu gostaria de usar
o laboratório de ensino para que meus alunos não percam a sua bolsa
de iniciação,ou seja, quero fazer um shell script que rode no
debian-sarge da seguinte maneira ,durante o dia o laboratório é super
ocupado pelos alunos de Física que só gostam de usar o windows(isso é
ruin), quando desse 20:00 eu reiniciaria esses computadores e
colocaria o debian para funcionar e os programas de meus alunos
começariam a rodar a noite toda e quando fosse de manhã as 8:00 horas
eles parassem automaticamente e desligariam os PCS , que só
começariam a rodar novamente a noite de onde ele tinha parado. Tenho
um amigo que sabia fazer isso, mas perdi o contato com ele, por isso
se alguém j´fez algo parecido, ou sabe onde posso encontrar
documentos que ensinem a programação shell script eu ficaria n=muito
feliz , pois o tempo está contra mim e meus alunos.
obrigado
welington