Samba x ????

Olá galera,

Atualizei o meu debian para o Sarge, recompilei o Kernel p/ o 2.6.9 e instalei o Samba 3.0.8-2.Tudo OK

Agora vem minha necessidade , quero criar um servidor de arquivos, hoje essas maquinas autenticam em um Win2000 com AD. Tenho máquinas Win98/XP/2000.
Tenho algumas duvidas e preciso tomar algumas decisões e gostaria da opnião e ajuda dos amigos !!!??

1 - Tem como eu controlar os acessos nesse servidor Samba mesmo os usuários continuando a autenticar no Win2000??? Compensa ???
2 - Ou é melhor migrar esse PDC Win2000 para Linux.???
Se eu migrar para Linux , tenho outros servidores Win2000 que controlo acessos pelo AD??? Pelo Linux eu consigo controlar esses acessos Tb ??? Como???
3 - Preciso trabalhar com as ACL´s tem alguma documentação ??? O kernel eu ja compilei com esse suporte !

Aguardo a ajuda dos amigos...

Edu