configurando uma rede doméstica

Estou querendo configurar uma rede doméstica, inicialmente para compartilhar a internet e futuramente arquivos. Em uma máquina tenho duas placas de rede, uma conectada a adsl, funcionando perfeitamente e a outra reservada a rede doméstica.

Encontrei esse artigo que parece tratar de uma situação semelhante e voltado para o meu nível de conhecimento (iniciante) http://tldp.org/HOWTO/Home-Network-mini-HOWTO.html .
O problema é que ele é para o red hat.

Tive que parar onde pede para modificar o arquivo /etc/sysconfig/network, qual seria o equivalente no debian?

Sei que no decorrer do texto encontrarei outras situações semelhantes, por isso acho que um artigo voltado para o debian seria melhor. Arguém conhece uma versão debian para este artigo ou outro equivalente?