Re: paralelização usando debian

     Welington,
     Procure por livros sobre programação paralela, porque há
basicamente duas abordagens: projetar um algoritmo paralelo e fazer o
que você quer, paralelizar um algoritmo seqüencial.
     Um livro interessante é o "Construindo Supercomputadores com
Linux".  O livro é basicamente um how-to.  Em clusters custuma-se usar
duas bibliotecas de programação paralela:  PVM e MPI.  Mas sinta-se à
vontade para usar qualquer outra.  O pacote MPI do Debian é o mpich.
não me lembro qual é o do PVM.
      No site
http://www.cic.unb.br/docentes/gerson/ProgParalela/PP.html você
encontra muito material e referências bibliográficas.