Re: Um bom Syslog

Câmbio Hugo !

Dependendo do problema que gera o travamento, um ruído elétrico
extremamente intenso por exemplo, não vai mesmo ser possível a nenhum
"klog" ou "syslog" da vida gravar algo, visto que a "máquina" pode
travar, congelando absolutamente tudo... isso é meio chatinho de pegar
mesmo...

Se for um erro que trave o sistema, mas não a "máquina", vai depdender
do caso. A princípio, um kernel panic não seria logado com detalhes pois
o kernel "congela" e o klog (assim como o syslog) está no nível de
aplicação, depdendendo portanto do kernel. Normalmente mensagens deste
tipo (emergência) são ecoadas na console também.

Certa vez tive um problema com uma placa de rede que congelava a
máquina. Absolutamente nada chegava a ser logado... e só consegui
descobrir porque desativei o klog e o syslog e tudo começou a ir para o
console...

Umas perguntas:

- Você tem um monitor conectado nestes servidores ? Se sim, apareceu
alguma coisa diferente na ocasião do travamento ??

- Usa o X ?? (isso as vezes esconde algumas mensagens que iriam para a
console)

- Se os dois travam juntos qual a ligação entre eles ??

- Como está a parte elétrica e a temperatura das máquinas ??

Espero ter ajudado,

Abraços,

--
../)....._/.    Jose Antonio Boyd Cardoso
./_)()\/(/..    Registred Linux user number # 137975