Re: aumentando o HD

Perfeitamente normal. Voce está criando partições
primárias, e só podem existir 4 partições primárias num disco. Pra contornar isso, existe a partição lógica/estendida.
A sacada é vc criar as 3 primeiras normalmente e a
quarta ocupará o disco todo (chamada tbm de partição estendida). Internamente, ela será dividida logicamente em outras partições.
hda1 - hda4 => particoes primárias
hda5 - hda? => particoes estendidas

Dependendo do programa que vc usa, ele esconde a
etapa de criar a 4a. partição ocupando o disco todo, e vc cria direto a
partição lógica.

Mas eu tenho uma outra sugestão. Que tal deixar uma
outra partição de, digamos, 5 Gb pra uma segunda instalação de linux,
BSD ou adjacencias?
Vai que algum dia vc precisa instalar alguma coisa,
ai é só usar direto a partição, sem ter que ficar mexendo em tudo
novamente...
No caso, pro BSD, tem que ser uma partição primária
:-|

Mas vc tá quase lá! Boa sorte!

--
Marcos Lazarini

Oi Marcos,
a partição /testes é justamente para outras intalções
e coisas do gênero.
Pelo que entendi devo fazer o seguinte
/ /testes
/qualquercoisa
/extendida
e depois particiono /extendida
é isso?
Valeu,
Luiz

Não! Acho que eu te confundi com muitos detalhes desnecessários.
No cfdisk, le já esconde todos os detalhes sórdidos pra vc; vai aparecer assim qdo vc escolher [ New ] sobre o espaco vazio:
[Primary]  [Logical]  [Cancel]
As tres primeiras do disco vc vai fazer como [Primary], as outras vc cria direto com o [Logical]; segue o esquema que vc passou no primeiro e-mail.

Em resumo, o que vc tem que saber: só podem ter 3 particoes primarias num disco, e as lógicas tem que ficar numa sequencia contínua (não pode ter uma primária entre duas lógicas).

Blz? Acho que agora vai!
Boa sorte!

--
Marcos Lazarini