Re: Variáveis de ambiente no Sarge

Na verdade, qualquer alteração que faço no arquivo /etc/profile não tem qualquer efeito.

:-)
Tive esse problema também, justamente com o Java...

Se vc descobrir como mudar o PATH me avisa/avisa a lista!!

Lá vai!
Mas, se você procurar direitinho nos arquivos da lista, acha. Faz pouco tempo...

Olha só, se você logar num terminal em modo texto (VT1 ao VT6, se estiver no padrão Debian), vai ver que seu PATH tá lá, funcionando direitinho! O problema é que o /etc/profile funciona pra Bourne Shell e equivalentes. O GDM não é um Bourne Shell... Logo, ele nem liga pro profile, e usa um arquivo de configuração próprio: /etc/gdm/gdm.conf

Procura por 'DefaultPath'. É a PATH pros usuários comuns que o GDM vai setar quando iniciar a sessão - ou quando se iniciar, não pesquisei a esse ponto. Aí resolve teu problema.

Agora estou procurando um meio de unificar tudo isso num arquivo só. Na verdade, procuro um meio de fazer o GDM rodar um script em meu home sempre que eu me logar. Se alguém souber, avisa. Já vi o tal do .xsession, mas não consegui fazer funcionar.

Abraços,
Ivo