Bridge (squid)

Olá lista.

Tenho uma dúvida, vejam se é possível isso:

É possível eu fazer um micro funcionar como uma bridge filtrando os pacotes com o squid ?

vou explicar melhor.

Existe um servidor que compartilha conexão com o ip 10.0.0.1 por exemplo. Existem na rede máquinas que navegam tendo o IP na faixa 10.0.0.x e com o gateway 10.0.0.1. até aí sem problemas.
O que eu gostaria de saber é se existe como eu colocar um micro entre as máquinas e o servidor que compartilha a conexão fazendo bridge E filtrando a porta 80 para a 3128 para o squid ?

O micro que tem o Squid para agir precisa de ser obrigatoriamente o gateway das máquinas que navegam na net?

Eu gostaria de fazer com esse micro, cache (squid) e cache de dns, mas sem ser o gateway das máquinas.