Fw: LICENÇA DEBIAN

Respondi a mensagem do Rubens... Sugeriram que eu repassasse pra lista,
então aqui está.

Begin forwarded message:

Date: Fri, 3 Dec 2004 10:48:29 -0200
From: "Guilherme de S. Pastore" <gpastore@colband.com.br>
To: rubensjose@brturbo.com
Subject: Re: LICENÇA DEBIAN

Olá, Rubens,

me informaram do seu e-mail, enviado à lista debian-user-portuguese[0]
hoje, solicitando informações sobre as licenças dos programas no Debian.
Ficarei feliz em esclarecer o que for possível :)

Primeiro, não existe uma "licença do Debian", uma vez que o Debian é
composto de vários programas diferentes, escritos por pessoas e/ou
instituições diferentes.

Quanto à política interna estabelecida, acho que ela precisará ser
revisada, porque é realmente impossível construir sistemas funcionais
apenas com software licenciado sob a GPL. Explico: é perfeitamente
possível construir qualquer tipo de sistema com software livre, mas
software livre não é necessariamente sinônimo de GPL.

A GPL é apenas uma das licenças de software livre disponíveis. O Debian,
por exemplo, distribui software licenciado sob qualquer licença que se
enquadre na sua definição de software livre, considerada por alguns a
mais rigorosa de todas, encontrada no documento "Debian Free Software
Guidelines"[1] (traduzido para o português do Brasil como "Definição
Debian de Software Livre"). Se você quiser mais explicações do que o
Debian considera não-livre, você pode consultar o FAQ da DFSG[2],
escrito pelo pessoal da debian-legal[3], para ajudar a determinar o que
pode entrar no Debian e o que não :)

Tendo lido estes documentos, você perceberá que o Debian garante todos
os direitos que você pode esperar de software livre, sem se ater ou
restringir seus usuários à GPL especificamente.

Se forem necessários mais esclarecimentos, estou à disposição.

Atenciosamente,

--
Guilherme de S. Pastore (fatalerror)
<gpastore@colband.com.br>