Re: cron [G]

 --- geraldo <geraldomagelagb@ig.com.br> escreveu:
> Tou precisando usar algum agendador de tarefas e
> ouvi falar do cron..
> ate tem ele aqui mas nao manjo mexe.. tou ainda em
> pesquiza no google mas se alguem poder me ajudar
> bele
>
> é o seguinte eu tou querendo montar uma regra para
> botar minha maquina pra fazer bkp nos dias da semana
> exeto sabado e domingo.
> se alguem tiver uma dica manda pra mim..
1) Habilite o log do cron no /etc/syslog.conf;
2) Como root, digite crontab -e (aciona a
edição/entrada ) dos comandos ao cron. Após vc
determina em quer período será o backup seguido do
scritp a executar. Exemplo:
A primeira entrada é para qual minuto, indique * (para
qualquer);
A Segunda entrada é para horas indique * (para
qualquer);
A Terceira é o mes * (para qualquer);
A Quarta é o Dia da Semana * (para qualquer);
A Quinta é o Ano * (para qualquer).
A Sexta e última é o script para execuçao.
Sendo assim o seu crontab será algo como:
00  18  *  1-6  *  /bin/BackupScript.sh

Obs: Procure deixar uma linha em branco após o comando
O Parâmetro do dia da semana inicia em 0=Domingo e vai
até 7(Sabado). Maiores detalhes e otimizações veja no
"man crontab".
Obs2: Quando o crontab é ativado via crontab -e ele
cria a entrada com o nome do usuário, no exemplo o
root. Após a criação veja o arquivo em:
/var/spool/cron/crontabs/

T+

=====