Re: Conceitos x Duvidas

Em Qui 02 Dez 2004 17:30, Marcio Castilheiro escreveu:
> [...]
> todas sempre foram resolvidas com a ajuda de vcs, estou migrando meus
> conhecimentos da plataforma microsoft para linux, já pudi aprender e
> colocar em produção bastante coisa, agora a proxima etapa que quero fazer é
> tirar um servidor proxy 2.0 Micros... e colocar em linux, meu ambiente é de
> 60 maquinas. Bem instalei em uma maquina o squid, e esta configurado, assim
> como o sarg, esta maquina será o servidor. Segue algumas duvidas:
>
> - Ele esta com uma placa de rede com IP valido, preciso agora colocar uma
> 2ª placa de rede e faze-lo enchergar a minha rede local correto?
Sim

> Bem tentei
> fazer isso ontem coloquei uma segunda placa de rede, mesmo modelo da 1ª,
> subi como eth1, IP Interno, minha net mask, e para gateway deixei o IP
> Valido da placa eth0, (correto?),
sim

> Resultado: parou de acessar Internet e
> não consegui pingar meus ips internos, mas conseguia pingar nele mesmo
> (tanto interno como externo) Faltou algo?

Vc deve estar fazendo Nat em seu iptables para que a Lan esteja funcionando.
Para a sua Wan vc deve trabalhar no iptables tbem. Vc chegou a ligar isso?

> - Outra duvida conceitual, uma vez que eu conseguir fazer minha rede local
> enchergar a maquina com squid, basta eu colocar o IP interno do squid no
> browser das estacoes e configura-lo para http e ftp, correto? E para email,
> qual a melhor opcao para os clientes Win... (nao vou escrever , que sei que
> aqui é proibido, Rsss) acessar a internet, é configurar um proxy via
> iptables e negar acesso para as portas que devem acessar pelo squid?

Por que não utilizar o Proxy Transparente do squid. Vc breca a porta 80 (toda
requisição de 80 vc direciona para outra) e redireciona para a 3128, todos
vão ser obrigados a passar pelo squid. Ao invés de ficar alterando nos
browsers das estações, vc nem mexe.
No squid.conf deve ter como fazer isso.

Mande mais informações

abraços,