Re: Problemas com Som (AC97)

On Wed, 1 Dec 2004 16:31:36 -0400
Restos do Nada <mfdavid@gmail.com> wrote:

> Tenho uma mobo ECS com som onboard (AC97) e está funcionando, mas ele
> não consegue tocar 2 sons ao mesmo tempo, se eu abrir o XMMS e o
> Totem, o segundo fica sem som (isso com qq 2 programas que usem som)..
> Tipo, se estou ouvindo musica, meu Gaim para de fazer barulhos... :-(
>
> Dando um modconf eu vejo que o AC97 está carregado.

> O que pode estar errado ? Como tirar 100% de proveito do som ? Com uma
> distro live-cd, o som funcionava sem esse problema (ou seja, meu som é
> suportado pelo linux sem problemas)..

Olá.

Estou partindo da premissa que tu usas o alsa, que alguns pacotes como
alsa-base, alsa-oss e alsa-utils estão instalados e que tua placa de som
seja parecida com a da minha nforce2 (ao menos em relação ao AC97 é a
mesma).

Para que dois programas usem som ao mesmo tempo, é preciso configurar o
chamado sofware mixing, por meio do plugin "dmix" do alsa.

Na verdade, a tua placa consegue tocar vários sons simultaneamente via
hardware, mas essa funcionalidade ainda não foi implementada no alsa.

Para configurar o dmix, você deve ter um arquivo chamado .asoundrc em
seu diretório home (afeta apenas o usuário) ou um arquivo asound.conf em
/etc (configura todo o sistema).

Não sei te explicar o que significa cada opção do arquivo, mas o meu
.asoundrc funciona muito bem e está assim:

#------------------------ .asoundrc ------------------------------

pcm.swmix {
 type dmix
 # any unique number here
 ipc_key 666
 slave {
  pcm "hw:0,0"
  # these settings may require tweaking for different sound
  # cards; this is for the Powerbook's built-in snd-powermac
  # probably not required at all for well-behaved cards...
  period_time 0
  period_size 1024
  buffer_size 8192
  # mentioning rate fixes wrong speed/pitch in native ALSA stuff
  rate 44100
 }
}

# this makes OSS emulation via aoss default to using dmix, allegedly
pcm.dsp0 {
 type plug
 slave.pcm "swmix"
}

ctl.mixer0 {
 type hw
 card 0
}

# this makes native ALSA apps default to using dmix
pcm.!default {
 type plug
 slave.pcm "swmix"
}

#------------------------ .asoundrc ------------------------------

A princípio, basta copiar esse arquivo pro seu home e:

1 - configurar o xmms para usar o plugin alsa com a opção "default"
(talvez seja preciso desabilitar a opção nmap)

2 - configurar o Gnome, ou qualquer outro aplicativo, para usar o alsa.

Não lembro exatamente onde está essa opção no Gnome, mas acho que em
"Advanced". O Totem deve seguir as configurações do Gnome
automaticamente. O mesmo procedimento vale para o KDE.

Meu conhecimento é limitado, mas acho que isso deve funcionar pra quase
todos os programas. Há muitos exemplos de arquivos de configuração na
internet, caso esse não funcione. Basta procurar por "dmix alsa
.asoundrc" no Google.

[]'s

Diego Pacheco