Re: Update do kernel no Sarge e diretório /.dev

On Tue, Nov 30, 2004 at 09:42:49AM -0200, Diego Pacheco wrote:
> Saudações, lista.
>
> Uso o Debian Sarge há pouco mais de uma semana (após 5 anos de
> Slackware) e faço as atualizações dos pacotes via aptitude, sempre que
> disponíveis.
>
> Ontem, atualizei o kernel-image do 2.6.8-5 (acho) para 2.6.8-10 e
> apareceu um diretório ".dev" em / , e que parece ser uma cópia ou versão
> antiga do /dev.
>
> O /dev continua no mesmo lugar, mas tem menos devices do que o /.dev.
> Esse negócio todo me deixou um pouco confuso.

Provavelmente você deve ter o pacote "udev" instalado. O "udev" é o
equivalente ao antigo "DevFS" introduzido nos kernels da série 2.4, mas
funcionando em userland.

O gnome-volume-manager, o hal e ou dbus parecem precisar do udev, bem
como de um kernel da série 2.6. Uso isso tudo aqui sem problemas.

> O script de instalação gerou esse diretório? Ele pode ser deletado?

Melhor não removê-lo. O diretório /.dev possui o conteúdo de seu antigo
diretório /dev. Se um dia você resolver que não quer mais usar o "udev"
e quiser voltar para o modo comum, vai ter problemas se tiver apagado o
conteúdo do /.dev.

> Outro efeito colateral foi que meu arquivo menu.lst, gerado na
> instalação do Sarge e configurado para dar boot no Debian e Win XP, foi
> substituído e o Windows ficou inacessível. Já editei o arquivo e resolvi
> o problema, mas espero que ele não se repita na próxima atualização.

Não irá se repetir se você configurar o parâmetro "kopt" no arquivo
menu.lst . Leia com atenção as explicações nesse arquivo sobre esse
parâmetro e você não terá mais problemas desse tipo.

||  André Luís Lopes                 andrelop@debian.org                ||
||                                   http://people.debian.org/~andrelop ||
||  Debian-BR Project                http://www.debian-br.org           ||
||  Public GPG KeyID                 9D1B82F6                           ||