teclado para a língua portuguesa

Olá,

Alguém sabe de algum estudo que mostre qual o melhor tipo de teclado
para a língua portuguesa? (quanto a maior velocidade de digitação, menor
quantidade de erros, menor esforço etc)

Já encontrei texto na rede que fala sobre o Dvorak, mas isso foi
projetado para a lígua inglesa, e também não achei nada comprovando.
Tinha espereças quanto ao tal Hcesar, mas acho que já não tenho mais.

Eu quero abandonar o Qwerty, se for o caso de achar uma alternativa
melhor.

Muito obrigado por sua resposta.
Luiz

Ps.: peço cc para o meu endereço!