Re: instalação leve

On Sat, Nov 27, 2004 at 05:34:35PM -0300, Mÿffffe1rcio Koczenski wrote:
> ola gostaria que alguem me indicasse uam mandira de
> instalar o debian  em um hd de 540 mb que ficasse
> leve... alguma maneira de instalar so pacotes que
> realmente pssam ser uteis... mais para aprendizagem
> sabe...
>
> nao faço faculdade....
>
> mas me interesso muito no linux...
>
> se alguem  tem uma dica me de..
> :-)

Olá

Depende do que vc quer. Digamos, navegador web, discador, editor texto, planilha, programa de email.
Vou assumir que é uma máquina antiga e com pouca memória, e deve ser tendo um HD tão pequeno.

*Vou te dizer o que eu faria, deve haver outras maneiras mais inteligentes, mas essa eu sei que funciona
porque já fiz várias vezes.*

** Sem flames, os programas que indico são os que conheço, talvez outros tenham outras idéias a respeito
**

Vou te falar do cd do woody, Debian-CDD eu nunca usei. Também nunca usei um CD do sarge.

Instale o woody normal, depois de passar a primeira fase da instalação e reiniciar, não use nada mais
para instalar outros pacotes. Diga que não quer usar dselect nem aptitude, etc. Ai vc tera o prompt
livre.

Torne-se root.

Então mude o /etc/apt/sources.list. Onde está escrito woody ou stable coloque sarge. O
meu está assim:

deb http://http.us.debian.org/debian sarge main contrib non-free
deb http://non-us.debian.org/debian-non-US sarge/non-US main contrib non-free
deb http://security.debian.org/debian-security/ sarge/updates main contrib non-free

Conecte-se à internet. Para linha discada instale o pppconfig. Ele é muito fácil de usar.

#### Se ele não foi instalado durante a instalação, adicione o CD-ROM. Com o CD no drive digite:
# apt-cdrom add
Depois:
# apt-get install pppconfig

Finalmente, conecte-se. Atualize a lista de pacotes:

# apt-get update

Atualize o seu sistema:

# apt-get -uy dist-upgrade

Então, instale os pacotes necessários ao que vc quer. Como o exemplo que falei acima.

Navegador web leve:
# apt-get install dillo

Processador de textos médio:
# apt-get install abiword

Editor de textos simples - modo texto:
# apt-get install nano

Editor de textos - modo gráfico:
# apt-get install nedit

Cliente de email - modo texto:
# apt-get install mutt

Cliente de email - modo gráfico:
# apt-get install sylpheed
ou
# apt-get install sylpheed-claws

Planilha eletrônica
# apt-get install gnumeric

Gerenciadores de janela leves:
# apt-get install wmaker fluxbox blackbox icewm

Bom, acho que isso serve bem em 540 MB.

Ah, para administrar os pacotes use o aptitude.
# apt-get install aptitude

Ele é muito bom, excelente mesmo. Usando-o vc poderá remover/instalar o que quiser, e com mais conforto,
pois pode ver para que servem antes de instalar. Se quiser buscar um pacote, no prompt, digite: apt-cache
search <palavra>, para mostrar a info de um pacote: apt-cache show <pacote>

Bom, espero ter ajudado, e estou às ordens para ajudar no que puder

Leandro