Dica para distribuição

Pessoal, tem um colega meu que quer começar a mexer com o linux pq mexeu com o kurumim e adorou a idéia. Ele tem um notebook PII 330 mhz 64MB RAM com um HD de 880 Mb e queria passar o kurumim pro hd pra começar a mexer, mas o kurumim requer 1 Gb de espaço em disco pra rodar e o knoppix 2,2 Gb (eu acho).

Teria alguma forma de customizar o kurumim, escolhendo, por exemplo, apenas um ambiente gráfico, ou removendo ferramentas que o cara não vai precisar, para poder fazer caber o kurumim no hd dele?
Se não, há alguma distribuição dessas ótimas pra usuários finais que exijam menos hd?
Eu ia instalar o debian pra ele e configurar o ambiente gráfico, mas ele não quer, ele queria tentar fazer sozinho de um jeito meio prático, como é o caso do kurumim mesmo...

Obrigado galera

daniel