Re: squid

Obs.: Caso nenhuma regra venha a bater, o resultado padrão será o oposto da última regra. Para isso existe aquela linha padrão http_access deny ou allow all. Para não haver ambiguidade.

Essa linha no caso seria a ultima do arquivo de configuração do squid.
Não necessariamente, a ultima do arquivo mas sim a ultima linha que contenha http_access.

Exatamente, o ip do meu micro é 192.168.0.30, ip fornecido pelo dhcp.

Entendi. Eu imaginei que o squid interpretasse todas as regras do arquivo de configuração. Então o melhor seria colocar colocar somente as regras de negação e comentar o restante das regras, para testar. Se funcionar beleza.

O que eu estou querendo é barrar determinados sites em uma determinada
fixa. Se não for encontrado esse site, então esta liberado.
Sim, eu pelo menos faço nesta sequencia:
* Nega acesso conforme algumas regras.
* Pede autenticação.
* Nega todo resto.

De qualquer forma, você mesmo pode verificar o que está errado.
Para testar suas regras e saber onde está o furo você pode fazer o seguinte:

No arquivo Squid.conf alterar:
debug_options ALL,1 33,2

(Recomendo recolocar o valor que estava anteriormente após ser resolvido o problema, a opção acima gera muito mais mensagens normalmente desnecessárias no log referente ao cache).
Então recarregar o arquivo de configuração:
% squid -k reconfigure
No arquivo cache.log o resultado será algo assim:
2003/09/29 20:22:05| The request GET http://images.slashdot.org:80/topics/topicprivacy.gif is ALLOWED, because it matched 'localhost' 2003/09/29 20:22:05| The reply for GET http://images.slashdot.org/topics/topicprivacy.gif is ALLOWED, because it matched 'all'

A unica coisa que esta aparecendo no arquivo de log é o seguinte:

1101450586.591      3 206.81.80.243 TCP_DENIED/403 1002 CONNECT
64.12.137.152:25 - NONE/- -
1101450586.696      2 206.81.80.243 TCP_DENIED/403 1002 CONNECT
64.12.137.152:25 - NONE/- -
1101450587.146      7 206.81.80.243 TCP_DENIED/403 1002 CONNECT
64.12.137.249:25 - NONE/- -
O squid tem vários arquivos de log. Você deve olhar no "cache.log" e não no access.log.

Na firewall tem o seguinte :

# port forward
for PROTO in tcp udp ; do

# Squid
$IPTABLES -t nat -A PREROUTING -i eth0 -p $PROTO --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

done
Ok. Proxy transparente.

Se não fosse pedir muito sera que você poderia enviar para mim um arquivo de configuração do squid para dar uma olhada ?!?!?
Sim, posso.

Edmundo Valle Neto