intalar o debian ...

oi ,
     Tenho um PIV de 3.0 Gz com memória 1024 Gb e dois disco rígidos de
40Gb, um deles o primeiro já veio com o windows XP(para os garotos
jogarem) e comprei recentemente dois CDs d linuxmall do Debian-BR
3.0(Install) e quero instalar no segundo disco e estou apanhando que
só , comecei instalando normalmente depois ele madou eu reiniciar
dizendo que o sistema básico já estava instalado e que deveria
reiniciar para fazer configurações, só que ele realmente reiniciou
,mas com a mesma tela de antes ou seja ativar memória swap( tipo você
tem uma memória swap , mas pode não estar inicializada e daí não sei
mas o que fazer. Tenho uma manual que me enviaram de 64 páginas
sinceramente eu não estou disposto a ler tudo isso para instalar o
debian será que dava para vocês me ajudarem , ou seja, só ia
instalação básica para rodar meus programas em fortran e C. Já tentei
3 vezes a instalação e no momento que ele inicia aparece a menssagem
kernel panic.
Se alguem me ajudar eu agradeço.
welington