Re: Serviços e Rede

On Fri, 5 Nov 2004, Hugo Rebello wrote:

> Pessoal,
>
> Eu sou novo no Debian e estou vindo do Slackware.

Hum, eu fiz o mesmo caminho!  Sabia escolha ;-)

> Estou com algumas dúvidas e gostaria de pedir uma ajuda de vocês.

Com certeza! Algumas coisas que eu recomendo pra vc ler/visitar/anotar:
http://www.linuks.mine.nu/debian-faq/
  Esse era o antigo FAQ do IRC, q agora estah mudando pra wiki
  (ainda prefiro o antigo)
http://www.debian.org/doc/user-manuals#apt-howto
  Manual do APT - leitura recomendada!
http://www.debian.org/doc/user-manuals#quick-reference
  Manual oficial de Referencia do Debian - ainda nao li, mas parece bom!
http://packages.debian.org/
  Ponto de partida pra procurar os pacotes no repositorio debian
http://www.togaware.com/linux/survivor/
  Survival Guide - Muito bom mesmo!

> Alguém pode me recomendar algum material a onde explica sobre como
> configurar a parte de módulos

Basicamente vc mexe no /etc/modules - e soh. Lendo o /etc/init.d/modutils
vc descobre mais coisas (como eu acabei de descobrir: vc pode fazer links
simbolicos em /lib/modules/boot para os modulos que quiser carregar no
boot)

> e rede no Debian ?

veja /etc/network/interfaces. Eu sempre deixo um modelito a mao, pra
quando precisar:

##pra escolher a velocidade automatica// 10 ou 100
#auto eth0
##escolher ou DHCP ou estatico
#iface eth0 inet dhcp
#iface eth0 inet static
#       address 192.168.10.10
#       netmask 255.255.255.0
#       network 192.168.10.0
#       broadcast 192.168.10.255
#       gateway 192.168.10.1

De uma olhada tambem nos outros arquivos do mesmo diretorio.

> Também gostaria de alguma
> coisa para saber como gerenciar os serviços.

Humm, o que voce chama de gerenciar os servicos? Seriam os links
simbolicos dentro dos /etc/rcX.d/xxxx ?
Se for isso, existe o update-rc.d - mas eu acho ele meio xarope pq as
vezes nao faz o que eu quero.

Alias, uma coisa bacana do debian eh o lance dos 'alternatives'. Se vc
observar o programa 'pager':

# whereis pager
pager: /usr/bin/pager /usr/share/man/man1/pager.1.gz
# ll /usr/bin/pager
lrwxrwxrwx root root 23 Aug 15 00:41 /usr/bin/pager -> /etc/alternatives/pager
# ll /etc/alternatives/pager
lrwxrwxrwx root root 13 Aug 15 00:41 /etc/alternatives/pager -> /usr/bin/less

Isso serve pra vc poder escolher qual eh o aplicativo default pra uma
tarefa que possa ser executada por mais de um aplicativo. Depois de uma
olhada em /var/lib/dpkg/alternatives e nos comandos update<tab><tab> :-)

Sobre os logs e logrotate: fica esperto que (pelo menos o woody) usa um
outro esquema pra rodar os logs; veja mais detalhes em
/etc/cron.{daily,weekly}/sysklogd

E ai pessoal? Mais alguma coisa que deveria vir escrita no arquivo "Used
to admin <RH, Slack, Fedora, etc> and changed do Debian? Read me first!"?
Falando serio, deveria existir um arquivo assim, resumindo as coisas
debian-specific; eu mesmo apanhei bastante qdo mudei do RH p/ Suse p/
Slack e depois p/ Debian...

> Obrigado,
> Hugo

Boa sorte!