Re: Conflito de IRQ

Ola,

Primeiro assegure-se que se o modem estiver instalado em uma porta serial que não está em uso
(como a ttyS1), que esta porta esteja desabilitada em sua BIOS. Em geral você deverá mudar a
porta de I/O do seu modem e IRQ para que não conflitem com as de mouse. O padrão usado
nas portas seriais é:

ttyS0 -porta  0x3F8 irq 4
ttyS1 -porta  0x2F8 irq 3
ttyS2 - porta 0x3E8 irq4
ttyS3 -porta  0x2F8 irq 3

Se seu modem for jumpeado, altere as configurações abrindo a máquina e movendo o jumper de IRQ
para a IRQ correspondente, assim como o jumper/jumpers de I/O. Normalmente os modems
possuem um mapa gravado na própria placa indicando como faze-las. Para modems Plug-and-play,
você precisará instalar o pacote isapnptools, usar o comando "pnpdump >/etc/isapnp.conf" para
gerar o arquivo de configuração das placas plug and play, edita-lo e ativas as configurações novas.

Documentei o processo para alteração neste arquivo no guia Foca em:
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/ch-hardw.htm#s-hardw-metodoscfg-plug-and-play-e

Note que o kernel com suporte a PNP autoconfigura suas placas mas quando acontece algum conflito,
como pode ser o seu caso,  a alteração de parâmetros é mais fácil usando o isapnp.