Fluxbox e xdm

Após um bem sucedido aptitude install x-window-system e aptitude
install fluxbox dois detalhes me aconteceram:

1) Ontem tentei iniciar o fluxbox e nada, mesmo colocando lá no
~/.xinitrc uma linha com exec fluxbox.
2) Agora de manhã ele resolveu iniciar a tela de login do xdm e não
consigo desabilitar (sou meio novato no linux e sim, já estou lendo o
guia foca). Eu quero q ele sempre inicie no terminal e apenas starte o
x qdo eu der um startx (carregando o fluxbox)

Valew.