Re: micro como roteador para ADSL ou modem/router

Marcio de Araujo Benedito wrote:

Pessoal,

Estou compartilhando minha conexao velox com mais um micro. O que fiz
foi colocar uma segunda placa de rede no desktop e plugar um cabo
crosover ate o notebook, e setar regras de iptables conforme os
tutoriais da vida. Esta funcionando bem, mas ai me veio uma duvida. Se
eu tiver um roteador, eu posso deixar a conexao permanente sem que as
duas maquinas fiquem ligadas ao mesmo tempo. Pelo que pesquisei, posso
fazer isso de duas maneiras:

1) Transformar o modem ADSL em roteador e colocar um hub/switch.
2) Instalar um pentium 100 que esta escorando uma mesa la em casa para
ser o roteador. Neste caso eu manteria o modem adsl como bridge e
ligaria o modem neste micro e entao ele em um hub/switch por uma segunda
placa de rede.

A solucao 1 parece mais higiencia e mais robusta, pois o modem ficaria
ligado 24horas e ele e bem mais resistente que um micro, mas pelo que li
eu perco a garantia do modem, e caso a Telemar venha a trocar a
tecnologia de conexao eu terei um retrabalho para deixar tudo OK de novo.

A solucao 2 e mais tosca e mais fragil, pois como o micro e velho ele
pode queimar alguma coisa e parar tudo, mas pelo que li ela pode ser
melhor por manter as caracteristicas do modem e de quebra permitir
implementar serviços de firewall, ssh, ftp, servidor web e demais
miscelaneas.

Gostaria de ouvir as opinioes de voces sobre isso. COmo ja tenho tanto o
micro e o hub/switch, nao precisarei gastar $$ para implementar.  A
unica mao-de-obra extra que teria seria ir ate a casa de alguem que
tenha winblows no caso de transformar o modem de bridge em router, pois
o arquivo que faz a conversao so funfa naquela coisa :(

Olá Márcio

Algum tempo atras, passei pelo mesmo problema; a nossa opcao foi pelo micro.
No caso, o micro é um 486 DX c/ 32 MB de RAM e 1 Gb de HD.
Uma instalacao simples do debian (sem x-server) e vários daemons (apache, dhcp, ntp, exim, dnsmasq, etc) mal chegou a 400 MB de HD, deixando minha rede interna bem servida, e sobrando ainda um bom tanto de HD pra usar... e olha q nao economizei nos pacotes. Com menos de 32 Mb fica complicado, mas ainda é possivel.

Algumas vantagens que pesaram:
* vc pode ter um disco-virtual no seu micro (via apache e/ou ssh)
* pagina web pra vc colocar fotos digitais pros amigos pegarem/verem
* traffic shapping, ou seja, controle seletivo de banda - dá pra deixar o eMule/BitTorrent detonando no download/upload que a navegacao nao fica tao prejudicada * alem de todas as vantagens de uma maquina ligada full-time na internet (posso fazer um job cron pra gravar a tirinha diaria do dilbert! :-)) * graficos do uso de rede, etc (apesar que isso eu nao implementei, pois senao o 486 ia ficar na duvida: fazer os graficos ou rotear os pacotes? ;-))
* e outras incontaveis coisas legais que podem ser feitas.

Problemas que a gente teve:
* comprar varios metros de cabo, pois um gabinete de micro nao pode ficar em qquer lugar; arranjamos uma mesa de cabeceira velha, demos uma 'gabaritada' nela, e agora é a mesa do micrão
* providenciamos um estabilizador velhao pra esse micro
* se precisar desligar a maquina, teria que logar remoto e dar shutdown (tiramos teclado, monitor, etc por questao de espaco) * periodicamente (semanalmente, no maximo) vc precisa dar uma conferida na máquina, logando, vendo os logs, etc - vcs nao imaginam como passam portscan e tudo mais por ai

Energia? Bom, nao sei dizer qto aumentou o consumo da casa... talvez o mesmo que uma geladeira? Mas a gente achou que valia a pena.

A unica coisa em especial que fizemos foi compilar o kernel, já que a pobre coitada tinha fantásticos 31 Bogomips... :-) E vou falar uma coisa: usando no terminal, nem dah pra acreditar que é um 486... óbvio que demora pra fazer as coisas, mas a interatividade é fantastica.

Se usar o coyote, algumas das vantagens acima se perdem, mas eu acho q ainda sim é mais interessante; no pior dos casos, vc arranja um drive de CDROM velhao, pega uma imagem de kurumin mais antigo e faca uma versao custom, específica pro seu caso.

Se precisar de umas dicas do que instalar, posso mandar a lista dos pacotes da minha maquina.

--
Marcos Lazarini