Re: preemptividade ou nao

On Sunday 10 October 2004 16:24, Christoph Simon wrote:

> Não aumenta, mas pode disminuir. Cada vez que um kernel pre-emptivo
> faz um context swap para interrompir um processo que não seria
> interrompido em outro kernel, ele perde tempo para gravar o contexto
> atual e restaurar o contexto alternativo.
>
> HTH
>
> Christoph

Olá pessoal.
Esse intervalo de tempo com que o kernel interrompe os processos para executar
outros processos, sem ser causado por interrupções de i/o, etc.. ainda é um
valor a ser estudado, pois dependendo do uso do sistema, multiusuário, por
exemplo é interessante o kernel ser altamente preemptivo para estar sempre
pronto a atender a requisição dos usuários. O que pode ser entendido como
aumento de desempenho do sistema.
O problema é que chegar ao melhor intervalo de tempo para o kernel interromper
os processos é algo complicado pois é necessário levar em consideração o
"tempo" que cada processo necessita de cpu, os tipos de processos, quantidade
de processos, etc.. Por isso o mais comum é mudar a preemptividade do kernel
de acordo com o uso, desktop, servidor.

Ahhh, processo é um programa em execução.
Até mais.

Mário H.C.T.