Questão simples: mv

Boa noite a todos, me deparei com 1 situação inusitada. Vcs já repararam que o
mv não move p/ 1 diretório antecessor??? Estava eu em 1  diretório "básico"
do meu home, quando fui mover a mp3 q tinha neste diretório, pimba...........
sumiu. Algo como o mágica..:(
Fiz:
mv arquivo .mp3 que tinha ponto. e espaco.mp3 ..
e ele  sumiu com o arquivo.
Já tentei a "baba" - "mv .. teste.mp3" sem obter sucesso. Criei 1 arquivo
texto p/ verificar se o mv é um serial killer mesmo: "touch teste.txt", fiz o
mesmo procedimento: "mv teste.txt .." e eis q o mesmo sumiu novamente (foi
assassinado). Já consegui reverter isso 1 vez, agora não consigo me recordar
como. Alguém tem 1 sugestão?

Obs: não me venham dizer p/ usar o konqueror ou qq outra coisa gráfica, a
questão é simples, mas a solução não é:) Tb já tentei "find . -exec file {}
\; | grep audio | less" e nada.
--