Apache2 e PHP5 - Compilar ou só instalar?

Pessoal, tenho 2 servidores, um rodando debian sarge (trabalho) e
outro rodando sid (em casa).

Em ambos eu preferi compilar o apache2 e o PHP5  pois as versões
fornecidas pela Debian são antigas, não tem PHP5 para módulo do apache2.

O problema de manter uma versão compilada é sempre ter que compilar
quando há uma versão nova, e ficar experto quando sai alguma vulnerabilidade,
uma vez que o apt não irá me alertar de novas atualizações...

Minha dúvida é a seguinte: qual o mais recomendável a fazer? compilar ou usar
esses pacotes de um outro repositório?

Obrigado...
--
Daniel Koch (Backz)