Re: Squid com proxy transparente [Longo]

Vordeph,

No caso de nao utilizar o squid ...

O seu cliente possui IP privativo ou IP publico ?

Se o cliente utiliza utilizar IP privativo, voce precisara do recurso de NAT ... que pode
ser configurado no Linux pelo iptables.

Alem disso, voce precisara habilitar a opcao IP_FORWARD no kernel ...acredito que em
/etc/network/options -> FORWARDING=yes

Att,

Giuliano

Saudações,

 Sei que o tema é clássico, mas estou tendo problemas ao configurar o squid no

meu servidor de casa como proxy transparente. Acredito que seja por algum detalhe no meu script de firewall. Bem, a minha máquina linux é o servidor da minha rede e compartilha o acesso a internet (ADSL Velox - RJ - Modem em modo bridge) para meu outro micro, tenho

o bind9 e o dhcp3-server configurando automaticamente meu cliente que acessa a internet sem nenhuma configuração no navegador. Recentemente estou testando o uso do Squid aqui em casa, para com a experiencia ganha, tentar instalá-lo no servidor linux de minha empresa, mas acontece o seguinte: Configurando o Squid para proxy transparente, e adicionando o comando do Iptables adequado, quando o navegador do cliente está configurado com o proxy certo, tudo funciona bem (tirando a autenticação que o squid não faz... :(, mas

quando o navegador do cliente fica sem a configuração do proxy, ele não
consegue acessar nada na internet.

 Alguém saberia oque pode ser feito ?

 Já procurei no google.
 Já procurei na lista *toda ela*.
 Já procurei no LDP...
 Já procurei no www.squid-cache.org
 Já procurei em artigos...
 Não procurei o oráculo... :)

 Segue no fim do e-mail cópia do meu script de firewall e do meu squid.conf..

 Desde já, obrigado.