problemas com som usando NIS

Olá lista

Sou novo por aqui e esta é  primeira vez que venho pedir ajuda. Trabalho
nas Faculdades ESEEI de Curitiba e a pouco migramos todos nossos clients
para o Debian Sid, antes utilizávamos o SuSE9. Nosso servidor NIS/NFS
esta rodando SuSE9, e estou tendo o seguinte problema, os usuários NIS
não tem permissão de acesso ao /dev/dsp e /dev/mixer que estão com
permissão default:

pesquisa03:~# ls -la /dev/dsp0
crw-rw----  1 root 29 14, 3 2004-07-21 01:02 /dev/dsp0

pesquisa03:~# ls -la /dev/mixer0
crw-rw----  1 root 29 14, 0 2004-07-21 01:02 /dev/mixer0

mesmo adicionando os usuários ao no grupo audio não obtive sucesso...

verifiquei que no /etc/group do servidor o id do grupo audio é 17 e nos
clients é 29, não sei se isso interfere em algo mas fiz o seguinte,
alterei o id do server para o mesmo do cliente (29), executei o make no
diretorio /var/yp e de nada adiantou. Fiz também o inverso, deixando o
id do client igual ao do server (17), o que também não adiantou.

se eu criar um usuário local e inseri-lo no grupo audio funciona
perfeitamente.

alguém tem idéia do que pode estar ocorrendo?

agradeço a ajuda

Wilson Junior
Ass. em TI
wilson@spet.br