pau no lilo após recompilar kernel

Gente,

depois de uma recompilada de kernel usando make-kpkg e
com suporte a initrd eu não consigo mais dar boot no
linux. quando começa a carregar o linux aparecem as
seguintes mensagem e trava o boot:

ramdisk: couldn't find valid ramdisk image starting at
0
vfs: cannot open root device "302" or
unknown-block(3,2)
please append a correct "root=" boot option
kernel panic: vfs: unable to mount root fs on
unknown-block(3,2)
 <7> uhci-hcd 0000:00:10.2: suspend-hc

mas que eu lembre fiz tudo certo com o initrd. estava
no lilo.conf o arquivo /initrd.img , que era por sua
vez um link para o initrd que estava no /boot. rodei o
make-kpkg com --initrd.

Mas enfim. como eu tinha um knoppix aqui, botei ele
montei /dev/hda2 (onde fica meu debian) e dei um
lilo -r /mnt/hda2

A resposta foi:
fatal: open /dev/hda: permission denied

o que denado é esta permissão negada?

amanhã vou ver se arranjo um CD 1 do debian mesmo,
para ver se faz alguma diferença, por que o do knoppix
nao adiantou. Ou eu que estou esquecendo de fazer
algo???

    Paro por aqui, Fred