Memória no Linux

Olá Lista,

Tenho uma pequena dúvida. Tenho um computador com
512MB de memória RAM e usando o Debian GNU/Linux
Unstable.

Bom! quando inicio o Linux e uso o comando free eu
tenho mais ou menos uns 400 MB livre de  memória. E aí
eu inicio o KDE e fico com uns cento e pouco de
memória. Aí é que vem o negócio. Finalizo o KDE e
utilizando o free fica dizendo que só tenho uns cento
e lá vai fumaça de memória livre.

O que acontece? O Linux não consegue liberar a
memória... fiquei esperando um tempão e continuava
dizendo que tinha um tanto bom em cache e que livre só
aquilo.

Alguém poderia me explicar como funciona isso?

Obrigado.